sexta-feira, 6 de março de 2009

Cientistas usam inteligência artificial para criar mão robótica perfeita

Cientistas da University of Portsmouth, no Reino Unido, e da Jiao Tong University, na China, estão utilizando um software de inteligência artificial para criar a mão robótica perfeita.
As técnicas de inteligência artificial ajudam os pesquisadores a criar um software, que irá aprender e copiar os movimentos de mãos humanas. E isto permitiria que o dispositivo robótico consiga, com sucesso, imitar movimentos confusos, capazes de serem feitos apenas pela mão humana.
A Toyota mostrou, recentemente, o Violin-Playing Robot, que toca violino, segurando o instrumento com uma mão - capaz de mexer os dedos - e o arco com a outra.
O professor da University of Portsmouth, Hounghai Liu, disse ao Computerworld que criar a mão robótica perfeita é como encontrar o “Santo Graal da ciência”.
“A mão humana nos torna diferentes de animais”, disse Liu. “Estamos falando sobre um controle de alto nível de um dispositivo robótico. Nada que existe hoje está próximo a isto. É um longo caminho, mas estamos confiantes de estar na direção correta.”
O dispositivo poderia auxiliar a indústria de fabricação, segundo Liu, que também declarou que a descoberta teria implicações significativas para os idosos e pessoas com deficiência.

Sem comentários:

Enviar um comentário