sexta-feira, 6 de março de 2009

Inteligencia Artificial na Agricultura

Onde esta tecnologia se enquadra dentro do contexto da agricultura? A resposta é simples: em qualquer situação onde desejamos prever algo ou reconhecer algum padrão. No contexto da produção integrada, as redes neurais possibilitam prever de forma bastante precisa o comportamento de doenças e pragas, mediante análises de interação de dados climáticos (temperatura, umidade relativa do ar, precipitação, etc) e fitotécnicos (variedade, tipo de cultivo, região geográfica, etc). Um exemplo de tal possibilidade encontra-se no trabalho apresentado por Andrade et. al., 2003 no XXXVI Congresso Brasileiro de Fitopatologia onde tal tecnologia conseguiu prever com sucesso a época de liberação de ascósporos de Guignardia citricarpa, fungo agente causal da mancha preta dos citros. Tal resultado, além de possibilitar a racionalização e otimização do controle da doença, possibilita também a redução do desperdício de produtos em aplicações desnecessárias e, por conseqüência, melhoria na preservação do meio ambiente.

Outro trabalho prático onde as redes neurais têm sido bastante empregada é no reconhecimento de imagens, onde, por exemplo, ela pode diferenciar de forma automatizada na esteira de uma casa de embalagem um fruto com características interessantes ao mercado ou á indústria com base nas características de conformação, coloração, peso, presença de doenças e lesões, etc, direcionando-o ao cliente mais adequado em tempo real. Neste mesmo contexto de pós-colheita, as redes neurais podem ainda realizar a classificação de frutos de forma automatizada conforme padrões estabelecidos por entidades como o Ceagesp, com um índice de erro muito baixo.

As redes neurais com base em fotos de satélite podem quantificar produção, informações estatísticas de plantio, uso de fertilizantes e produtos fitossanitários poderão prever preços a serem praticados no mercado internacional, etc. Tal prática vem sendo aplicada de forma corriqueira para prever o comportamento de ações nas bolsas de valores.

1 comentário:

  1. Bom dia João, ando a fazer uma pesquisa acerca de Sistemas inteligentes numa quinta, ou seja desde agricultura a produçao animal. Será que me sabe indicar algum sistema que faça uso realmente de inteligência artificial?

    ResponderEliminar