quarta-feira, 4 de março de 2009

Modelos de Inteligência Artificial

  • Algoritmos Genéticos - É um modelo para aprendizagem da máquina, inspirado no livro Origem das Espécies, através da Selecção Natural, escrito pelo naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882), criador da teoria evolucionista, segundo a qual somente os mais aptos sobrevivem. Algoritmo genético é um método utilizado pelos Algoritmos Evolutivos, que inclui o estudo dos algoritmos genéticos, estratégia de evolução, programação evolutiva e sistemas classificatórios. Os algoritmos genéticos foram criados por Jonh Holland (1975), objetivam emular operadores genéticos (específicos, como crossing-over, mutação e reprodução) da mesma forma como é observado na natureza. Isso é feito criando-se dentro da máquina uma população de indivíduos representados por cromossomas. Os indivíduos passam por um processo simulado de evolução, seleção e reprodução, gerando uma nova população.
  • Programação Evolutiva - Campo da IA concebido por Lawrence J. Fogel (1960), assemelha-se aos algoritmos genéticos, sendo que é dado maior ênfase na relação comportamental entre os parentes e seus descendentes. As soluções para os problemas são obtidas por meio tentativas e transmitidas para a nova população (simulada em programas).
  • Lógica FUZZY - Também denominada Conjuntos Difusos ou Lógica Nebulosa. Foi estruturada por Lofti Zadeh da University of Califórnia, no ano de 1965. É uma metodologia que serve para representar, manipular e modelar informações incertas.
  • Sistema Baseados em Conhecimento - São sistemas que implementam comportamentos inteligentes de especialistas humanos.
  • Programação Genética - É um campo de estudo da IA voltado para a construção de programas que visam imitar o processo natural da genética. Trabalha com métodos de busca aleatória.
  • Raciocínio Baseado em Casos - É o campo de estudo da IA que utiliza uma grande biblioteca de casos para consulta e resolução de problemas . Os problemas actuais são resolvidos, através da recuperação e consulta de casos já solucionados e da consequente adaptação das soluções encontradas. Por exemplo, o Sistema CASEY, que faz o diagnóstico em pacientes cardíacos baseado na consulta de arquivos de pacientes com o mesmo diagnóstico.
  • Redes Neurais Artificiais(RNA) - Possui várias denominações, dentre delas redes neuronais, modelo conectista, neurocomputação, modelo de processamento paralelo distribuído, sistemas neuromórficos e computadores biológicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário