quarta-feira, 11 de março de 2009

Simulação de Modelos

A função de um modelo é descrever o funcionamento da realidade através de um pequeno número de variáveis que permita a sua conversão. Na simulação de uma realidade é possível utilizar Modelos Reais e Modelos Virtuais.As suas diferenças encontram-se nas secções seguinte.

Modelos Reais

Neste tipo de modelo é criada uma maior afinidade com a realidade,visto que a simulação é experimentada como real.
Exemplos:
-A simulação de voos experimentados numa cabine sem gravidade, representando uma simulação com um modelo real.
-Simulador Automóvel para as escolas de comdução:onde pode-se praticar uma condução quase real em vários ambientes (condução urbana ou mista,condições climatéricas diferentes,condução diurna ou nocturna.)

Modelos Virtuais

Os Modelos Virtuais são maioritariamente utilizados face aos Modelos Reais.Isto acontece, principalmente, devido à grande aproximação ao mundo real, permitindo assim segurança nas simulações (podemos simular situaçoes reais arriscadas sem sofrer danos) realizadas em sistemas de ambientes virtuais.

Exemplos:
- O paciente virtual - criado nos EUA é um modelo recente capaz de simular a respiração humana em tempo real acrescentando assim a quarta dimensao aos modelos convencionais (o tempo), o que permite analisar de forma mais detalhada e eficiente o corpo humano.
- Testes de Aerodinâmica - em alguns desportos automóveis, como o Fórmula 1, e o ciclismo, em que todos os segundos contam para ganhar, é necessário reduzir a resistencia do ar, criando modelos que ajudem a superar esta lacuna. O estudo destas novas formas, é feito através de modelos virtuais.

Utilização dos modelos

Os modelos reais/virtuais são utilizados em diversas áreas, tais como:
- Experimentar e avaliar sistemas;
- Criar novos sistemas e processos;
- Entender sistemas reais;
- Simular situações onde as experiências são difíceis ou impossíveis;
- Explorar situações com um menor custo, em ambientes simulados.

Sem comentários:

Enviar um comentário